EDITORIAL

Consolidação do Processo de Integração no Estado

Por Maria Ferreira Poltronieri - Presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima - 08/jan/2019

Os avanços alcançados na área tecnológica e na qualidade dos serviços que presta a Junta Comercial do Estado de Roraima referente ao registro e legalização de empresas são notórios. Sendo uma resposta objetiva a simplificação e desburocratização no Estado. Destacando-a pela rapidez com que transitam as solicitações de registro mercantil. A JUCERR ocupa hoje o primeiro lugar no ranking Nacional da Receita Federal do Brasil como um apontamento a qualidade de seus serviços.

As novas ferramentas digitais em uso estão beneficiando a vida de quem empreende em Roraima construindo-se assim um ambiente de negócios que favorece o crescimento do Estado. Acreditamos que a atualização e modernização tecnológica têm e terão um papel significativo na nossa evolução econômica nos próximos anos.

A integração dos órgãos intervenientes no processo da legalização de empresas complementam as ações inseridas no contexto da REDESIM. Com nove municípios integrados atendendo 90% da população, já é possível essas localidades realizarem todos os procedimentos. Tanto pra usuários como nas prefeituras que contam agora com independência nas suas decisões, utilizando informações compartilhadas e validadas que asseguram uma gestão sincronizada e alinhada com a legalidade.

Se em alguns anos atrás o tempo para o exercício dos atos de registros eram de dias, semanas e até meses. Hoje se concretizam em até duas horas na Junta Comercial e, processos de constituição de novas empresas em menos de oito dias em todo o Estado.

No entanto será necessária a consolidação do processo de Integração. Ainda faltam seis municípios no interior do Estado por aderir ao projeto, alguns órgãos estaduais requerem da sua revitalização funcional quanto a sua participação assim como a incorporação de novos órgãos que precisam formar parte desta rede Estadual para fortalecer e finalizar o ciclo com sucesso.

Em sintonia com as metas de recuperação econômica do novo Governo do Estado, a JUCERR se propõe desenvolver ações específicas para o 2019 que contribuam a fortalecer seu caminhar exitoso como contribuição ao ambiente empresarial do Estado, assim destacamos:

- Integrar os municípios de Caroebe, São João da Baliza, Iracema, Normandia, Uiramutã e Amajarí.

- Treinar todos os analistas dos municípios integrados, fortalecendo o uso das novas ferramentas digitais de integração e compartilhamento da informação.

- Promover a integração com os cartórios do Estado. Assinatura de convênios.

- Finalizar a integração com a OAB por meios digitais.

- Revitalizar a integração via WebService com a Secretaria da Fazenda do Estado.

- Revitalizar ou iniciar a integração com os órgãos de licenciamento estaduais.

- Implantar a emissão de certificados de dispensa de licenciamento em todos os municípios integrados do Estado (Vigilância Sanitária e Meio Ambiente).

- Manter a meta de menos de duas horas na decisão de processos na Junta Comercial com exceção das decisões não singulares que terão como meta três dias úteis.

- Promover cursos de capacitação a contabilistas, outras entidades e público em geral por meio da Escola do Integrar.

- Produzir informações sistemáticas que possam ser utilizadas para tomada de decisões por parte de gestores e empresários.

- Promover a meta, em consenso com os órgãos intervenientes, de constituir novas empresas em Roraima até em cinco dias.

- Atender as novas metas de modernização que conduzam a automatização de processos atualmente realizados de forma manual e que permitem evoluir no concepto de REDESIMPLES DIGITAL.


Caminharemos neste ano com olhar no futuro do Estado ... Cada dia Melhor!!